quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Coroa de costeleta de porco assada

Uma coroa geralmente consiste em dois pedaços com seis ou mais costeletas cada um, costuradas um no outro. As pontas de osso ficam à mostra aparando-se parte da carne das costeletas (vejas as dicas). O recheio faz a carne render mais e ajuda a das forma.


INGREDIENTES

1 coroa de porco (veja Para fazer uma Coroa de Costeleta de Porco abaixo)
sal e pimenta a gosto
12 cebolas pequenas
1 xícara das de chá de caldo de galinha

Para o Recheio
150 g de castanhas portuguesas
100 g de carne de porco magra, mais as aparas da coroa
3/4 de xícara das de chá de farinha de rosca
1 ramo de alecrim fresco
100 g de damascos secos, picados
sal e pimenta a gosto


MODO DE PREPARO

Faça um talho na casca das castanhas, lave-as e coleque-as em água fervente. Cozinhe em fogo alto, por 40 minutos a 1 hora. Escorra as castanhas e descasque-as, turanto a pele. Pique-as grosseiramente e reserve.
Coloque as cebolas, sem descascar, numa panela com água fervente e coxenhe-as em água fria e pele-as. (empurre o miolo das cebolas com um objeto pontiagudo. Pique os miolos bem miúdo e reserve para acrescentar ao recheio.
Reserve a oarte externa das cebolas para decorar a coroa, um pouco antes de servir.


Para o recheio:
Pique bem miudinho ou passe pelo moedor, a carne de porco magra e as aparas da coroa. Junte a farinha de rosca e adicione o restante dos ingredientes do recheio, bem como o miolo das cebolas picado. Misture bem e tempere com sal e pimenta.


Coroa:
Preaqueça o forno a 180°C (forno brando).
Tempere a coroa com sal e pimenta, disponha-a numa assadeira e coloque o recheio no centro. Adicione o calda de galinha, cubra a assadeira com papel alumínio e asse por 1 hora e 30 minutos.
Tire o papel alumínio. Enfeite a ponta de cada osso com uma cebolinha e asse por 30 minutos ou mais, até ficar dourado.
Transfira a carne para uma travessa (tome cuidado para não cair o recheio). Mantenha quente.


Para fazer o molho:
Retire o excesso de gordura da assadeira e reserve-o para futuros pratos. Coloque a assadeira sobre a chama do fogão e adicione um pouco de água. Ferva por 2 ou 3 minutos, mexendo constantemente, até que os restos se desprentam da assadeira. Se o molho ficar muito grosso acrescente mais água.
Coe e despeje numa molheira. Sirva com a carne.

Tempo de preparo do recheio: 1 hora e 10 minutos
Tempo de cocção: 2 horas (sem contar o tempo de cocção das castanhas)


Para fazer uma Coroa de costeleta de porco

Tempo de preparo: 30 a 40 minutos

Coloque cada peça de costeleta, com a parte côncava para baixo (o lado que tem mais carne), numa tábua de carne. Corte uma borda de mais ou menos 3 cm em toda a extremidade das costeletas (perto do final dos ossos). Deixe os ossos limpos e expostos, tirando a carne que os recobre e reservando-a para o recheio. Coloque as duas peças de costeletas de pé, com as concavidades voltadas para fora (as partes mais gordinhas) e os ossos limpos para cima. costure aas duas peças com barbante culinário, unindo-as em forma de coroa. Faça talhos na parte inferior (para que arredonde sem "rasgar" a carne), entre os ossos, desta forma a coroa se manterá em pé. Se achar que não está bem firme, amarre um barbante na "cintura" dela, como um suporte a mais

1 comentários:

Oi Amiga, sinto a falta de arroz de festa la no meu blog...bjo

Volte Sempre e
Obrigada por comentar

 
Copyright © Cardápios da Dona Sinhá | Designed by Pinkly Templates - Published By Gooyaabi Templates